Raizonline - Jornal - Radio - Portal

FIGURAS POPULARES CHIARETA - Personagem Trágica - Por Arlete B. Deretti Fernandes

 

FIGURAS POPULARES CHIARETA - Personagem Trágica - Por Arlete B. Deretti Fernandes

 

 I

 

 No início do século passado, em muitas localidades catarinenses havia aldeias indígenas em plena mata.
 Alguns colonizadores, muitas vezes ao embrenharem-se na selva, encontravam-se com os índios e os atacavam violentamente, provocando verdadeiras chacinas. Em contrapartida, os indígenas esperavam a ocasião propícia para revidarem com a mesma violência.

 

II

 

 Chiareta, era uma senhora conhecida por todos na região. Em determinadas épocas, saia a perambular pelas estradas, com um saco às costas, e a falar sozinha com seus personagens imaginários.
 Muitos, principalmente as crianças, temiam-na, porque ela andava o dia todo em círculo vicioso. Ela ouvia vozes, discutia em italiano com vultos ocultos que lhe pareciam estar dentro das moitas, pastos e matas.

 

III

 

 Certa ocasião, aproveitando-se os índios da ausência do chefe da família, um grupo de mais de cinquenta botocudos, na divisa entre Guaricanas e Apiúna, atacaram a casa, mataram a mãe de Chiareta, aos trinta e seis anos de idade, e duas filhas, com dez e doze anos respectivamente. Dois filhos pequenos, de seis e três anos de idade, escaparam da morte escondendo-se dentro de um bueiro.

 

 IV

 

 No mesmo dia, no mesmo lugar, os índios atacaram outra família, com flechas e gritos de guerra. Dois filhos tentaram fugir, porém o pai não deixou, e usando uma espingarda calibre 16, que era carregada pelos dois rapazes, trocou tiros com flechadas, caindo morto um índio. Seus companheiros carregaram o cadáver aos ombros, desistindo da luta.
 Ao se afastarem, admirou-se este chefe de família ao ouvir falar por um deles, em português, esta frase: - «Essa vocês me pagam»!
 Descobriu-se, depois, que quando os índios foram aldeados em José Boiteaux, que lá se encontrava o autor da ameaça. Era conhecido pela alcunha de «João Trovoada». Confessou que ajudou a atacar as duas casas. Não era índio.

 

 

Leia este tema completo a partir de 17/9/2012

 

 

 

 

 

 



15/09/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres