Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Fundação Logosófica – Em Prol da Superação Humana - São Paulo - A responsabilidade como expressão dos valores humanos - Carlos Bernardo González Pecotche – RAUMSOL

 

Fundação Logosófica – Em Prol da Superação Humana - São Paulo - A responsabilidade como expressão dos valores humanos - Carlos Bernardo González Pecotche – RAUMSOL 

 

Nestes momentos em que a humanidade se debate com tantas interrogações acerca do futuro do mundo *, mais necessária se faz a discriminação de certos conceitos ou conteúdos das palavras, dado que assim o exige a implícita natureza desses conteúdos. A responsabilidade, como expressão dos valores humanos, é precisamente uma das mais importantes expressões habitualmente usadas para definir a idoneidade moral e material.

 

Será necessário precisar, em primeiro lugar, o que ela representa para o juízo corrente e, em segundo, a essência do vocábulo em sua mais ampla acepção.

 

Para o primeiro, a responsabilidade assume diversos significados, os quais, embora levem a um mesmo ponto, diferem entre si de acordo com as situações e com o papel que a responsabilidade desempenhe neles. Os deveres e obrigações correspondentes às respectivas atividades, quando se depende de outros, implicam responsabilidade.

 

Este é o caso de empregados, operários e de todos aqueles em cujas mãos se depositou a confiança de uma função a cumprir, e é também o caso do soldado que deve responder ao comando que recebe. Aumentando na escala da hierarquia o volume da responsabilidade, ainda encontramos a assumida por chefes e patrões, bem como por quantos desempenham atividades cuja função estende a responsabilidade a valores de diversa natureza. Sucessivamente e no respectivo grau, a responsabilidade se fundamenta na solvência moral, na capacidade intelectual e na posição econômica que cada um tenha.

 

O vocábulo em questão assume um caráter mais amplo, até poderíamos dizer que se distingue, ao se elevarem de categoria as funções humanas nas quais assume valor. Nos grandes estadistas, nos que ocupam os cumes da ciência e também em todas aquelas figuras que gravitam na ordem espiritual, social e econômica de um povo, a responsabilidade alcança elevada significação, já que representa a garantia mais proeminente para todos os que os conhecem e lhes dispensam respeito, dentro e fora dos países a que pertencem.

 

Leia este tema completo a partir de 3/9/2012

 

 

 

 

 



02/09/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres