Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Ivone Boechat - Era atual, atual ?

 

Ivone Boechat - Era atual, atual ? 

 

 Em 1932, Einstein, aos 52 anos, «sentou-se» no divã virtual do pai da psicanálise, Freud. Um forte cheiro de guerra exalava no ar. Preocupado, Einstein escreveu uma carta a Freud onde interpretava, com muita ansiedade, o comportamento da sociedade atual e consultava sobre temores e fracassos iminentes. Surpreso, Freud, que já estava com a saúde abalada, aos 76 anos, respondeu a todas as perguntas do famoso cliente.

 

 A primeira preocupação de Einstein foi saber do mestre se ele também estava percebendo a possibilidade de guerra e Freud disse que sim: «estamos a um passo da guerra». A segunda e grande expectativa foi saber que técnicas poderiam ser utilizadas para conter os ímpetos negativos do homem. Freud respondeu a mais esta pergunta e desabafou:


- Einstein, fiquei surpreso com sua carta. Afinal de contas, o senhor contribuiu para o início da Era Atômica. Devo lhe dizer que o homem tem instintos de morte e só a civilização poderá contê-los.

            

Hoje, talvez, pela política «educacional» que muitos propõem e têm a cara de pau de implantá-la, homens perderam a percepção, não sentem o odor dos perigos que exalam ao redor. O mais simples homo sapiens tem um chocalho ultra colorido nas mãos, nem que seja uma tv ou um celular.

 

Leia este tema completo a partir de 19/3/2012

 



18/03/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres