Raizonline - Jornal - Radio - Portal

JARARACA E RATINHO UMA DUPLA BEM BRASILEIRA QUE NASCEU NO ESTRANGEIRO - Por Helena Emília Bortoloti

 

JARARACA E RATINHO UMA DUPLA BEM BRASILEIRA QUE NASCEU NO ESTRANGEIRO - Por Helena Emília Bortoloti

 

 

 Hoje vamos conhecer um pouco da história desta dupla que faz música misturada com humor é um caipira diferente.
 

Jose Luiz Rodrigues Calazans o Jararaca nasceu em Maceió-AL em 1896, e faleceu no Rio de Janeiro em 11/10/1977.

 Severino Rangel de Carvalho o Ratinho, nasceu em Itabaiana-PB no dia13/04/1896 e faleceu em Duque de Caxias-RJ, no dia 08/09/1972.

 

 Jararaca era filho do poeta e professor Ernesto Alves Rodrigues. Seus irmãos eram violeiros e seresteiros, e José Luis Ganhou sua primeira viola quando tinha apenas oito anos de idade, e com essa idade já mostrava tendência à criação humorística e musical.

 

Vivendo em Pilar - AL conheceu boiadeiros que chegavam das Minas Gerais e com eles os violeiros, dos quais José Luis ouvia histórias e estórias de homens bons e ruins, caçadas, cangaceiros, reisadas etc. que com certeza ajudaram na sua formação musical.

 

Por volta de 1915 criou um grupo de teatro na cidade de Piranhas AL, o qual se apresentava em palco improvisado nos fundos de um armazém. Foi cangaceiro por dois anos no grupo de Lampião. Influenciado pelo irmão foi ser vigilante em uma estação ferroviária no interior de Pernambuco, percebendo do que nada daquilo era de acordo com seu temperamento resolveu seguir com a cara e coragem para Recife determinado a tentar a carreira artística.

 

Severino Rangel, o Ratinho por outro lado, órfão de mãe antes do primeiro aniversário, tendo 25 irmãos por parte de pai foi criado pelos seus tios e padrinhos. Sua tia foi por sinal a principal incentivadora de sua arte musical, desde criança tocava na Banda Musical de Itabaiana onde nasceu. Em 1914 mudou para a capital e entrou na Orquestra Sinfônica local onde tocava trompete e saxofone e deu aulas de música na Escola de aprendizes do Recife.

 

Foi em 1919 que José Calazans e Severino Rangel se conheceram: foi na casa de Filinto de Moraes local onde se reuniam expoentes da música popular e músicos iniciantes.

 

Leia este tema completo a partir de 14/5/2012

 



13/05/2012
1 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres