Raizonline - Jornal - Radio - Portal

JORNADA CREPUSCULAR - PESSIMISMOS JUSTIFICADOS - Por Mário Matta e Silva

 

 

JORNADA CREPUSCULAR - PESSIMISMOS JUSTIFICADOS - Por Mário Matta e Silva

 

 Hoje vou recuar de novo no tempo, nesta jornada crepuscular, para ir ao encontro desse grande escritor e colunista que foi Eça de Queiroz.
 
No ano da graça de 1890, Eça deixava reunidas as suas crónicas registadas em AS FARPAS (com Ramalho Ortigão) e a esse livro deu o titulo de «Uma Campanha Alegre». A abrir esse conjunto de textos, repletos de uma saudável ironia, podemos ler, do sua primeira crónica, (de 1871) a seguinte passagem:
 
«O País perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos e os caracteres corrompidos. A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Não há principio que não seja desmentido, nem instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não existe nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Já não se crê na honestidade dos homens públicos.

A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos vão abandonados a uma inércia dormente. O desprezo pela ideias aumenta em cada dia. Vivemos aos acaso. Perfeita, absoluta indiferença de cima a baixo! (…)»

 

Esta citação bem merece que seja identificada na conjuntura da época em que estas crónicas foram escritas, em que o rotativismo minava as instituições politicas sem qualquer estabilidade governativa. A economia, a instrução, a agricultura, a industria, o comércio, a justiça estavam a pique, à beira do colapso.

 

Mas, ponderada esta exaustiva análise, como podemos compará-la aos dias que hoje vivemos? Para tal será bom avançar 138 anos, passar por uma louca primeira República, de 16 anos (após um regicídio), percorrer uma ditadura de 48 anos, e chegarmos à actual República que já preencheu 35 anos, desde Abril de 1974, para nos interrogarmos sobre o regime democrático que hoje temos. O que vemos e o que sentimos nestes últimos anos?

 

 

Leia este tema completo a partir de 21/5/2012

 

 



17/05/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres