Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Jornal Raizonline nº 122 de 30 de Maio de 2011 - COLUNA UM - Daniel Teixeira - Colaboradores, colaboradores e colaboradores.

Jornal Raizonline nº 122 de 30 de Maio de 2011 - COLUNA UM - Daniel Teixeira - Colaboradores, colaboradores e colaboradores.

Um jornal como o nosso, feito nos moldes do nosso, acaba por abarcar no seu seio uma diversidade de colaboradores «tipo» cuja gerência tem de ser feita, na maior parte dos casos...caso a caso, isto é, jornal a jornal ou quando não é assim porque outras formas o permitem com um pequeno grau de projecção certa para o futuro. Eu explico melhor...

Recebemos colaborações das mais diversas «fontes» humanas e de uma multiplicidade temática relativamente larga, ainda que agrupemos os assuntos sob a capa de uma quinzena de temas (ver coluna à direita). Ora, e só como exemplo, a divisão «Poesia» é diversa como diversos são os seus autores: não existe, que eu saiba uma forma de agrupar a diversidade das modalidades nem a diversidade dos temas e acho até que isso é muito bom, nos tempos modernos e tendo em conta a filosofia que está necessariamente subjacente ao jornal. O mesmo no que diz respeito à Rádio.

Especializar os temas ou as modalidades, embora seja bom para concursos ou organizações mais ou menos pontuais (Concurso de Duetos, de Sonetos etc. e por efemérides - Natal, Carnaval, etc.) a ser feito de forma continuada no jornal e na Rádio acabaria a meu ver por colocar «sem classificação» agrupadora alguns trabalhos. O mesmo no que se refere à Crónica, à Cultura, aos Contos, ao Ambiente, à Solidariedade, etc.

Utilizamos assim a perspectiva geral: Conto é ficção podendo conter parte minoritária de realidade relatada (Crónica) e inversamente no caso da Crónica na sua relação com o Conto como exemplos. Ora, dentro desta descrição geral exemplificativa para facilitar a entrada no nosso tema de hoje englobam-se os nossos colaboradores como vem referido acima: pelo menos em três tipos, pelo menos...

Há os colaboradores que com o correr do tempo - ou mesmo sem esse correr do tempo porque há também casos «vocacionais» quase imediatos - que, assumem uma proximidade com o projecto, que se envolvem, que vivem o projecto, que apontam soluções ou hipóteses de melhoramento...breve, são o núcleo duro e semi-duro do projecto Raizonline.
Para esses, sem menosprezo pelos restantes que serão referidos em seguida, a envolvência e o viver o projecto é um processo que se tornou já irreversível: se contássemos em milhares talvez 1/1000 desses nossos colaboradores pensou uma vez em deixar o projecto, em desinteressar-se dele: agora esse mesmo processo Raizonline faz já parte da sua vida.

Razões para isso para além das razões de evidente empatia construíram-se e reforçaram-se quer pela satisfação quer pela insatisfação pontual mas sobretudo por aquilo que faz mover montanhas: o acreditar fortemente na validade do projecto. Esses, estes colaboradores, são infelizmente poucos e serão sempre menos que o necessário.

A segunda coluna, núcleo semi-duro e semi-ligeiro normalmente é-o porque divide a sua actividade entre vários sectores ou projectos. De uma forma geral tem uma visão global da andança da arte e não partilha nunca da ideia de que não se pode fazer tudo bem...pode-se fazer tudo relativamente bem, isso sim.

 

Leia este tema completo a partir de 30/05/2011

 

 



28/05/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres