Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Jornal Raizonline nº 133 de 15 de Agosto de 2011 - COLUNA UM - Daniel Teixeira - Um dia do pai melhor distribuido

 

Jornal Raizonline nº 133 de 15 de Agosto de 2011 - COLUNA UM - Daniel Teixeira - Um dia do pai melhor distribuido

 

Não é de muito bom tom começar-se este tema pela sua história seguindo as informações que nos são disponibilizadas: nos EUA, por exemplo, e só como exemplo, a primeira sugestão para uma data do dia do pai ligava-se a um acidente mineiro (salvo erro) que tinha levado cerca de 160 vitimas / homens.
 
Contudo, e não estou a inventar nada, neste Estado dos EUA onde esta solução foi colocada, «esse» dia do Pai calhava numa altura menos própria e que era já objecto de festejos abundantes por outras razões. Por isso havia que deslocar o dia do pai para outra data. Mas não se podia deslocar o nefasto dia do falecimento dos mineiros e outra efeméride, trágica ou não, terá sido seguramente arranjada.

 

Nalguns outros países o dia do pai está ligado numa sequência com o dia da mãe, ou seja, «x» domingos depois do dia da mãe, está ligado a efemérides locais ou nacionais, enfim, embora pai só haja um para cada um há vários dias festivos por esse mundo fora para cada um deles consoante a sua nacionalidade e / ou região religiosa.

 

No mundo árabe, por exemplo o dia do pai está (tal como o dia da mãe) ligado ao começo de estações (Verão para o Pai, Primavera para Mãe). Já na Argentina, segundo as informações recolhidas, há dois potenciais dia dos pais: um efectivo e outro em carteira parlamentar ; respectivamente 3º Domingo de Junho e dia 24 de Agosto.

 

Na Austrália é no terceiro Domingo de Setembro. No Brasil (onde existe também a tal ligação com o Dia da Mãe), o Dia do Pai comemora-se três meses depois deste (da Mãe) e calha no segundo Domingo de Agosto, dia de S. Joaquim e é também o Dia dos Padrinhos.

 

Em Portugal calha a 19 de Março mas há uma série razoável de países que usam o 3º Domingo de Junho. Enfim, trata-se só de um resumo em grosso, sendo claro para qualquer pai que o Dia dos Pais é todos os dias ou deveria ser mesmo que não seja de verdade.

 

Ora os pais, como todo o mundo em geral, toda a sociedade e todas as sociedades, estão em crise, tal como os filhos, os netos, as esposas dos pais e dos filhos...enfim. O dia da Crise e das crises sucessivas esse é que é mesmo todos os dias e era bom que não tivesse lugar nunca.

 

Mas o pai, o papel do pai na família, a sua função de estabilizador das contradições internas, seja há bastantes anos antes de hoje exercida em função da autoridade que o seu estatuto próprio de único sustento da família proporcionava , seja hoje, em que essa função única é (de forma geral) dividida entre os dois progenitores é ele também um papel em crise, a desfazer-se, a partir-se, a esfarelar-se.

 

Leia este tema completo a partir de 15/8/2011



14/08/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres