Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Jornal Raizonline nº 167 de 23 de Abril de 2012 - COLUNA UM - Daniel Teixeira - Escrever memórias

 

Jornal Raizonline nº 167 de 23 de Abril de 2012 - COLUNA UM - Daniel Teixeira - Escrever memórias

 

 Escrever memórias ou sobre memórias implica quase necessariamente que a pessoa tenha já ultrapassado pelo menos os 20 anos. Não porque os jovens antes disso não tenham nada para dizer mas sobretudo talvez porque dá um «ar de cota» estar a escrever sobre as memórias do seu passado ainda tão recente.

 

Contudo desde a mais tenra idade vamos tendo memórias para relatar e vamos relatando de viva voz essas mesmas memórias: não escrevemos, muitas vezes, mas dizemos, por vezes de forma quase espontânea aquilo que uma dada situação vivida relativamente pouco tempo antes nos proporcionou, de bom ou de mau, por vezes.

 

Mas escrever memórias, auto biografias, mesmo, é decididamente coisa para aqueles que têm mais idade. Quer dizer, escrever isto que referi com o título em cima, porque através da escrita muita coisa se vai dizendo sobre nós mesmos: cada «pedaço» da nossa escrita tem sempre um pouco de nós. Da forma como pensamos, da forma como nos comportamos em dadas situações, enfim...podemos dizer como nos filmes que «o tema tratado é absoluta ficção e nada tem a ver com situações ou personagens reais» mas estamos sempre a falar de nós mesmos e dos outros que nos rodeiam.

 

A tal de ficção, que existe de facto, são tropos. De facto nos últimos milhões de anos muito pouco se tem descoberto de novo e dito de absolutamente novo, no sentido geral da espécie humana. O que é novidade aqui tem «barbas» noutros pontos do mundo e vice versa.

 

 Ora isto para dizer que aqui no Raizonline temos feito sempre grande esforço para conseguir manter no activo a memória do que se passou connosco, com outros, com o mundo de uma forma geral.

 

 Claro será também que o interesse da história contada tem muito a ver com a demonstração da subjectividade da pessoa que a conta: porque se escolhe, por exemplo, maioritariamente as recordações de infância: porque foi um tempo ideal, praticamente sem muitas preocupações, cama feita e mesa posta que dava para ter muito tempo disponível para a brincadeira, para o usufruto do tempo livre.

 

Leia este tema completo a partir de 23/4/2012

 



23/04/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres