Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Jornal Raizonline nº 175 de 17 de Junho de 2012 - COLUNA UM - Daniel Teixeira - Crónica sobre mim

 

Jornal Raizonline nº 175 de 17 de Junho de 2012 - COLUNA UM - Daniel Teixeira - Crónica sobre mim

 

Ao longo deste tempo todo (175 números contando com este) não me lembro de ter falado de mim nestas minhas crónicas. Será uma pena que alguns dos nossos leitores que não me conhecem ou conhecem mal não tenham oportunidade de saber um pouco mais sobre a minha pessoa.

 

 Não porque eu vá aqui fazer umas confissões  agostinianas: aliás parto do princípio que as confissões, as auto-biografias (ainda que esboços como este) têm a triste tendência de realçar muito os aspectos positivos e olvidar ou passar mesmo por alto os aspectos menos positivos e negativos.

 

 Não vou fugir a essa regra...só vou falar daquilo que quero e daquilo que gosto em mim, daquilo de positivo que fiz: o trabalho de descreveram as minhas partes negativas deixo ao cuidado de alguns outros. Tarefa ciclópica, essa, digo desde já...

 

 Pois bem, e como estamos no jornal raizonline e no projecto raizonline lembro para quem se não lembre ou não saiba mesmo porque não prestou atenção ou para essa análise não esteve virado que este «jornalzinho» é um marco importante no panorama da divulgação da cultura sobretudo em língua portuguesa.

 

 Tem no entanto um defeito contra o qual eu nada posso fazer: vive num meio em que os laços de afinidade são, como é normal, virtuais. Isto de ser virtual tem as suas desvantagens que por vezes ultrapassam as vantagens.

 

 Que existem, estas, as vantagens: o facto de não haver uma relação de proximidade permite abarcar um universo mais largo, numericamente mais largo. As pessoas mostram de si, tal como eu estou a fazer neste momento, só aquilo que querem mostrar e isso permite um alargamento do leque de relacionamento virtual que é evidente.

 

 Não se trata propriamente de falsear o resultado daquilo que se apresenta: trata-se tão só de mostrar aquilo que se quer: tem-se esse poder. Quer dizer, enquanto que numa relação de proximidade física a pessoa (exemplificando) para mostrar de si apenas aquilo que quer tem de ser extremamente cuidadosa nos seus relacionamentos.

 

Leia este tema completo a partir de 18/6/2012

 

 



18/06/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres