Raizonline - Jornal - Radio - Portal

José Varzeano - Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários

 

José Varzeano - Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários 

 

A existência de bombeiros em Portugal, que eu saiba, vem dos fins do século XIX, mas à vila de Alcoutim só chegaram em 1984, sendo 20 de Agosto a data da sua fundação.

Tendo por lema, «Vida por Vida», os soldados da paz, como são conhecidos, defendem o cidadão em situações de emergência, como incêndios, acidentes de todo o tipo e no transporte de doentes, pelo que o povo lhe dispensa gratidão.

 

A primeira notícia que conhecemos sobre os Bombeiros de Alcoutim foi publicada na imprensa regional (1) em 30 de Agosto de 1984 em que se informa que se aguarda a publicação dos estatutos no Diário da República a fim de se solicitarem subsídios às entidades oficiais. Logo nessa notícia se refere o apoio dado pela Câmara Municipal que está a negociar a compra de um terreno situado próximo do Rossio, destinado à construção do futuro quartel. A nova associação conta com o apoio de associações congéneres.

 

O efectivo é constituído por trinta e cinco elementos em 1986 que vão recebendo regularmente instrução no quartel dos Bombeiros de Vila Real de Sto. António, juntamente com os seus elementos.

 

A localização do quartel em Alcoutim é dada agora para junto da estrada marginal do Guadiana, na parte alta da vila, em terreno de que está a ser feita a terraplanagem.

 A corporação dos Bombeiros de Monchique ofereceu aos de Alcoutim uma viatura de combate a incêndios e procura-se adquirir um pronto-socorro e ambulância. (2)

 

Entretanto a Câmara Municipal doou a ambulância que possuía aos Bombeiros, continuando contudo a suportar os encargos do motorista. (3)

 

Em 1987 já se dispõe do anteprojecto do futuro quartel que ocupará uma área de seis mil metros quadrados e custará cerca de oitenta e quatro mil contos.

 

O edifício terá dois pisos que ocuparão uma área de 2.400 m2 Nesta altura existem três ambulâncias e dois carros de combate a incêndio. Em 1986 registaram-se sete incêndios no concelho. (4)

 

Para o quartel, prevê-se, além de capacidade para oito viaturas, camaratas, casa - escola para treino e exercício, sala para reuniões, biblioteca, arquivo e um pavilhão polivalente com uma área de 600 m2 para desporto, cultura e recreio. (5)

 

Leia este tema completo a partir de 8/8/2011

 

 

 



07/08/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres