Raizonline - Jornal - Radio - Portal

José Varzeano - Em lugar de destaque

 

José Varzeano - Em lugar de destaque


 
Os órgãos de comunicação social badalaram há dias os resultados provisórios do Censo Populacional de 2011 e foi a vez, como é habitual de Alcoutim ocupar um lugar de destaque (pela negativa) sendo o concelho que em todo o País teve a maior percentagem, de diminuição de população residente, isto em contrapartida com o que se passou genericamente no Algarve.

 

A percentagem obtida é de 23, 21 % , o que é bastante significativa, verificando-se um aumento considerável em relação ao censo anterior, calculada em 17,53 %.

 

Desde 1960 que é notória a diminuição da população com o abandono para outras regiões em procura de melhores condições de vida, o que é legítimo e se aplaude. Cintura industrial de Lisboa e de Setúbal e depois o litoral algarvio quando o turismo se começou a desenvolver, primeiro no fornecimento de mão-de-obra para construção, depois no comércio, nomeadamente na restauração.

Por outro lado a França, Alemanha, Suíça e Luxemburgo principalmente foram destino de muitos alcoutenenses.

 

Se é verdade que o decréscimo populacional se inicia na década de 60 atingindo 28,08%, inicia-se um travão em 1981, pois a percentagem passou para 21,23, continuando a descer na seguinte (1991) para 13,14.

 

A partir daí tem sido sempre a subir, pois passou para 17,53 em 2001, encontrando-se agora em 23,21%.

 

E evidente que não existe uma varinha mágica para modificar esta situação e seria quase impossível invertê-la, contudo, acreditamos que seria viável uma estabilização ou pelo menos colocar o travão, que não se verifica.

 

Leia este tema completo a partir de 11/07/2011

 

 

 



10/07/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres