Raizonline - Jornal - Radio - Portal

La Strada de Federico Fellini (1954)

 

La Strada de Federico Fellini (1954)
 

 

Nota: Há uma grande vocação para análises, sobretudo psicológicas, sobre a cinematografia de Fellini e este La Strada não foge à regra. Neste caso abaixo a Bia Moreira faz essa análise através da...análise no plano da organização gráfica e cinematográfica, tentando juntar o trabalho de Fellini ao desenvolvimento do guião e das imagens (é claro) com o trabalho dos actores.
 
Colocamos antes uma pequena sinopse do filme para uma compreensão mais fundada do texto da Bia Moreira que segue abaixo.
 
Gelsomina é uma jovem pobre e ignorante. A sua mãe vende-a a um saltimbanco, Zampanó. Tratada como besta de carga, Gelsomina serve de coadjuvante nas exibições de Zampanó, que constituem basicamente, sempre na mesma demonstração de uma força hercúlea.

 

Um dia Zampanó, bêbado viola Gelsomina. Esta, revoltada, foge para acompanhar uma procissão e acaba por se deixar fascinar pelo palhaço (Il Matto); um funâmbulo que se veste como um anjo.

Zampanó reencontra Gelsomina e mais tarde, ambos se voltam a cruzar com o palhaço;. Zampanó, irritado mata o palhaço depois de ter fracassado uma primeira tentativa para o fazer. Gelsomina enlouquece e Zampanó abandona-a.

 

Cinco anos mais tarde, ouve dizer que Gelsomina morreu. Incomodado, atira-se para o chão, com os olhos cheios de lágrimas voltadas para o céu, gritando como um animal ferido.

De ter em atenção também o elenco: Zampanò é  Anthony Quinn; Gelsomina: é Giulietta Masina (mulher do Fellini) e o Palhaço (Il Matto) é Richard Basehart.

 

 

 

 Leia este tema completo a partir de 17/9/2012

 

 

 

 

 



16/09/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres