Raizonline - Jornal - Radio - Portal

LEONARD COHEN: POESIA, POEMAS, BIOGRAFIA - Por Sylvia Beirute

 

LEONARD COHEN: POESIA,  POEMAS,  BIOGRAFIA - Por Sylvia Beirute

 

 Leonard Cohen (Montreal, 21 de Setembro de 1934), ao contrário do que muitos poderiam imaginar, já era um poeta respeitado (prefiro esta palavra ao já vulgar «consagrado») antes do seu aparecimento na música, que só aconteceu depois dos 30 anos.

 

A sua poesia apresente um panorama artístico, em que a caracterização do que se vê, quantos aos seus elementos, vai estabelecendo relações, relações qualitativas, disputas entre referências, embora sejam estas disputas, a que chamaria «tensões», que vão concorrendo para o todo, para a naturalidade do quotidiano inusitado nessas letras expresso.
 
Um dos aspectos que mais aprecio, e que mais influência tem na minha poesia, é a forma como os poemas se iniciam, a procura por algo frio, algo que aparece sem deixar que a garganta mental do leitor aqueça, algo intruso aos sentidos de quem lê. No fundo é , e por mim falo, a escrita do não-poema, o descompromisso de se ter de escrever um poema. Este factor gera um lado fragmentário na escrita, que a faz existencialista pelo aparecimento, num mesmo poema, de vários contextos, cada um em confronto com os demais, o que prende a leitura e lhe dá um pendor mais activo.
 
A poesia de Leonard Cohen, quanto ao momento da redacção, não é metodológica; não creio que a técnica assuma destaque ou favoreça a generalidade do produto final (salvo algumas excepções). Isto não quer dizer que o cérebro não comande e dite as suas regras, não dê cartas quanto à assimilação das emoções, não formalize a herança prévia dos sentidos. Talvez por isso haja aqui um lado narrativo (na linhas de poetas modernos, alguns de quem tenho feito apreciações - Ana Luísa Amaral, Samuel Beckett, Gunnar Björling, etc), ao mesmo tempo íntimo (ou intimista), citacional do mundo, das correntes que nos julgam e nos servem direcções para a vida.

 

Leia este tema completo a partir de 28/5/2012

 

 



26/05/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres