Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Maria Francisca - Por Lina Vedes

 

Maria Francisca - Por Lina Vedes 

 

 Estamos em 1958.
 Alguns estudantes do Liceu Nacional de Faro concluem os seus estudos.

 A vitória alcançada – 7º ano liceal – é festejada em grupo, com gritos eufóricos, com capas ao ar, com abraços de amizade prevendo já o afastamento…até quando?!

 

A partir dali moços e moças, com idades entre os 17 e 20 anos, irão rumar caminhos diversificados. Dum todo familiar e unido que durante anos viveu para o sucesso dos exercícios escritos, das chamadas e dos exames irão, individualmente, procurar a vitória da própria vida. Poucos ficarão juntos porque poucos continuarão os estudos, muitos irão enfrentar o mercado do trabalho.

 

Maria Francisca, aluna privilegiada, devido à facilidade inata na aprendizagem de línguas, concorre com outras colegas para hospedeira de bordo da TAP. Fala correctamente francês, inglês e alemão bastando-lhe contactar com algum espanhol ou italiano para absorver, instantaneamente, o idioma e conseguir utilizá-lo.

 

 Farense de nascimento, vive com a mãe. O pai, boémio compulsivo, há muito abandonara a casa.
 A mãe, cabeleireira, tinha o salão de trabalho numa ampla divisão da casa e tinha alcançado sucesso. Trabalhava e vivia para a filha, agarrada a ela como lapa à rocha.

 

A vida de Maria Francisca estava facilitada. Acomodada, não necessitava de realizar esforços porque tinha tudo que ambicionava. Fechada como que num casulo, levava vida embrionária e não procurava asas, nem fenda, para sair do seu cantinho e enfrentar os mistérios e enigmas da existência.

 

Tinha um piano e era com ele e nele que preenchia as suas afectividades. Derramava na música a sua intimidade. O tocar despertava-lhe emoções, acreditando que tudo se renova, acreditando e redescobrindo que é importante viver e sonhar com a possibilidade de espalhar sementes de amor em chão fértil.

 

 Leia este tema completo a partir de 27/8/2012

 

 

 

 

 



25/08/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres