Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Memória sobre a memória - Reflexão de Michel Crayon

 

Memória sobre a memória - Reflexão de Michel Crayon
 
Por vezes penso que deve haver uma razão bem forte para que as pessoas tenham memória. Pensando que Deus (se existe) não faz nada ao acaso, é normal que encontremos só por causa deste pressuposto uma razão forte para admitirmos a ideia de termos memória e para estarmos perfeitamente conformados com a ideia da sua inevitabilidade.

 

Mas, e aparece sempre um «mas» nestas coisas, se analisarmos bem veremos que aceitamos a existência da memória não por aquilo que ela pode significar em si como entidade mas sim porque a temos (a memória).

 

Eu coloco a questão noutros termos para tentar ser mais claro: se não tivéssemos memória sentiríamos a falta de algo, a falta dela, quer como memória tal como a conhecemos quer com outra coisa qualquer que a substituísse e exercesse uma função substitutiva ainda que forma mais primarizada?

 

Todos nós conhecemos aquelas pessoas, pelo menos dos filmes, que perdem a memória e que sofrem um tormento horrível para a recuperar: quem sou eu? - perguntam-se. E a resposta dada por outros é que fulano ou fulana se chama, por exemplo, da Silva, que teve uma vida regular até ao tal acidente, sendo um excelente pai de família ou uma extremosa mãe, conforme os casos.

 

Mas essas pessoas perderam uma coisa que já tinham. Nunca viveram sem memória. Com os doentes de Alzheimer, que igualmente perdem a memória, a situação coloca-se de forma diferente e mais próxima daquela ideia que eu quero dar de ausência de memória.

 

Embora os doentes com Alzheimer percam a memória sabe-se também que eles perdem a ideia de memória, ou seja, não sabem, pelo menos nos momentos em que a doença se manifesta, que perderam a memória e comportam-se como se aquela ausência de memória que têm fosse o seu estado natural. São os outros, os familiares e próximos que sentem a ausência de memória do doente, não ele.

 

Leia este tema completo a partir de 5/9/2011

 

 

 



03/09/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres