Raizonline - Jornal - Radio - Portal

No Tempo da Nazaré - Por Arlete Piedade

 

No Tempo da Nazaré - Por Arlete Piedade
 
A primeira vez que fui á praia e vi o mar, foi na Nazaré. Era e continua a ser a praia preferida e onde tradicionalmente, as pessoas da minha região iam para se banhar. Os motivos eram vários, sendo o primeiro a distância, pois é a praia mais próxima, distando de Santarém, cerca de 70 Kms. e da minha aldeia, cerca de 40 Kms. Nas madrugadas de inverno, na minha casa da aldeia, conseguia-se ouvir o som da rebentação na praia, com tudo sereno e calmo. 
 
Havia uma forte ligação entre as pessoas da Nazaré e das aldeias circunvizinhas, pois sendo uma vila piscatória com fortes tradições que ainda hoje se mantêm, havia negócios entre as pessoas, não só de venda de peixe, como de venda de sal e também pelo aluguer das casas, no verão para as pessoas passarem férias.

Tudo isso fomentava relações de amizade, e no meu caso, um dos primeiros trabalhos que o meu pai teve como motorista profissional, era precisamente ir esperar os pescadores e negociar a venda do peixe, que depois vinha vender pelas vendedoras das aldeias, que o revendiam de porta em porta, através das várias localidades.

Também os habitantes da Nazaré por vezes vinham pelas aldeias, quando o mar estava mau, penso que para pedirem ajuda aos amigos, era demasiado pequena para saber a razão, mas fiquei com essa ideia. 

 

No meu caso, essa primeira vez que fui á praia passar uns dias, ficou na minha memória, penso que teria na altura cerca de seis a sete anos, e fui com a minha mãe e as esposas de dois colegas do meu pai, que também tinham filhos de idade aproximada.

As famílias juntarem-se para alugarem uma casa, que ficava numa rua que como todas na Nazaré, era inclinada e ia desembocar junto á marginal que acompanhava toda a praia. A casa era em frente a uma colónia infantil balnear que tinha crianças que eram acompanhadas á praia em grupo.

 

Leia este tema completo a partir de 29/8/2011

 

 

 

 



28/08/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres