Raizonline - Jornal - Radio - Portal

No tempo de Alcanena - Crónica de Arlete Piedade

 

No tempo de Alcanena - Crónica de Arlete Piedade

 

 Alcanena é uma vila e concelho de Portugal, situada na parte norte do distrito de Santarém, junto ao maciço das serras de Aires e Candeeiros, a caminho de Fátima da qual dista cerca de 30 quilómetros.

 

A aldeia onde nasci e vivi até aos 13 anos de idade, dista dessa localidade, cerca de 15 quilómetros, distância irrisória para as facilidades de hoje em dia, onde de carro podemos cobrir essa distância em 10 minutos ou pouco mais, mas em 1967, há 45 anos, data em que iniciei os estudos preparatórios, como na altura se chamavam e que hoje correspondem ao 5º ano de escolaridade, para chegar á escola a horas das aulas começarem, tinha que me levantar ás 6 horas da manhã e cobrir a distância no único autocarro que fazia o trajecto diário - só de ida - e passava na aldeia ás 7 horas e 30 minutos, hora em que no inverno era ainda de noite e muitas vezes, noites frias e chuvosas.

 

Íamos esperá-lo - eu e a minha mãe - á saída da aldeia, junto a um largo onde havia pinheiros e mato e por vezes, quando demorava mais, chegávamos a fazer uma pequena fogueira para nos aquecermos.

 

De tarde quando as aulas terminavam, por volta das 16 ou 17 horas, tinha que apanhar o autocarro de volta, mas o trajecto que esse fazia, não chegava á minha aldeia, pelo que tinha que sair em Amiais de Baixo, localidade vizinha onde o meu pai trabalhava como motorista numa cerâmica e esperar que ele chegasse para me levar para casa.

 

Muitas vezes nessa espera, demorava horas, e quando chegava a casa, já era de novo noite cerrada e tinham passado mais de doze horas desde que tinha saído de manhã.

 

Seguia-se o jantar - á luz do candeeiro a petróleo - e cozinhado na lareira em fogueira ou num pequeno fogareiro também a petróleo, e que muitas vezes era composto de carne cozida, com couves e massa - comida que eu abominava , pois a carne que era guardada uma semana inteira no armário da cozinha, conservada em sal - ainda não havia electricidade na aldeia, onde só foi instalada em 1969 - tinha uma certa propensão a não ter o melhor sabor na segunda parte da semana e eu tinha medo de a comer nessas condições.

 

Leia este tema completo a partir de 2/7/2012

 

 



01/07/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres