Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Notas de Daniel Teixeira sobre a desertificação em Portugal e em Alcoutim em particular

 

Notas de Daniel Teixeira sobre a desertificação em Portugal e em Alcoutim em particular

 

 Quando comecei a colaborar com o amigo José Varzeano e o seu exemplar Blogue Alcoutim Livre estava longe de supor que as coisas tomariam este bom caminho que desde cedo foram tomando.

 

Enquanto que o José Varzeano e os restantes outros colaboradores  do seu blogue, de uma forma geral, referem factos concretos, cimentados em documentação escrita ou gráfica na sua maior parte, eu, sem ser pretensiosamente modesto, vou escrevendo sobre aquilo de que me lembro dos meus tempos passados num isolado Monte do Concelho - Alcaria Alta.

 

Por diversas vezes ao longo destes tempos tenho reparado que existe naquilo que sinto e leio, uma demarcação, entre a visão documental e a visão memorial (mesmo aquela que refere Alcoutim / Vila) quase semelhante ou pelo menos aproximada com a dualidade campo / cidade.

 

Esta minha percepção, minha e só minha, quer dizer sem contas feitas nem grandes análises, tem-me levado também a pensar por vezes, que existem dois Concelhos de Alcoutim: aquele que eu conheci na parte que conheci e aquele que rodeia a Vila e os interesses e vontades das suas gentes e daqueles que lá foram formados e / ou criados.

 

Claro será que este facto tem a ver mais com a dificuldade (e impossibilidade por vezes) que as pessoas dos Montes têm em expressar, sobretudo via Internet, aquilo que gostariam de dizer. Portanto o meu retrato das situações comparativas que refiro terá sempre de ter isso em conta: não se fala mais dos Montes porque as pessoas que poderiam falar deles ou não estão habilitadas para tal ou simplesmente porque não têm grande interesse nisso.  E esta falta de interesse liga-se a muito daquilo que eu escrevo...uma prosa que eu mesmo já defini como sendo depressiva e que vem de forma indirecta de um meio rural deprimido. Mas não só...

 

Seria complicado ter de admitir isto mas poderia parecer que a solução para as gentes e os Montes do Concelho de Alcoutim tendo de passar por eles, conforme já disse em crónicas ou declarações anteriores, teria de ser encontradas fora deles, gentes e Montes e Aldeias e Vila e que daí, dessas soluções,  poderia passar ou não o futuro do Concelho de Alcoutim e da sua Vila sede. Nada mais errado, na minha opinião e por aquilo que me parece é este o caminho que se segue de uma forma maioritária.

 

Leia este tema completo a partir de 19/3/2012

 



16/03/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres