Raizonline - Jornal - Radio - Portal

NOVOS DESEJOS DA NOVA CLASSE MEDIA - Texto / Recolha de Helena Emília Bortoloti

 

NOVOS DESEJOS DA NOVA CLASSE MEDIA - Texto / Recolha de Helena Emília Bortoloti

 

Carros, celulares, computadores e cursar uma faculdade estão entre os novos sonhos de consumo da classe C, que representa 50% da população do País. Com a ascensão de mais brasileiros à classe C, oriundos dos segmentos D/E, mudou o desenho socioeconômico da população. O triângulo deu lugar ao losango ao incorporar, hoje, mais de 50% da população.

 

Esse movimento ascendente estourou uma espécie de bolha que conteve o consumo, por parte deles, de produtos e serviços até então restritos aos estratos A e B da sociedade. O smartphone esta entre os objetos de desejo da nova classe média. O desenho da sociedade era uma pirâmide, agora é um losango. Por isso, esse segmento atrai tanto as empresas.

 

A classe média direcionou seu aumento de renda para o consumo, pela primeira vez na história brasileira eles representam mais da metade do País. Agora eles têm acesso ao que não tinham. A classe esta consumindo, desejando, esta sonhando. Para ela não importa de onde veio, nem onde está. Importa para aonde ela esta indo e aonde ela quer chegar.

 

Então, todo investimento comportamental, seja em ensino ou na aquisição de produtos, é sempre pensando: aonde eu quero chegar?

 

40% pensam em ingressar numa faculdade os que estão fora da faixa etária regular de ingresso no ensino superior estes estão sonhando com um diploma. E mesmo os da faixa etária entre 45 a 54 estão em busca de realizar este sonho de ter um diploma.

 

Pois o ensino superior é um luxo para a nova classe média brasileira. As instituições de ensino privadas perceberam essa mudança e têm oferecido cursos e horários voltados para quem trabalha o dia inteiro e vai às aulas para melhorar de vida, mas que não teve uma boa base no ensino publico.

 

As faculdades estão formando os cursos para atender esse nicho e até cobram mensalidades mais baixas. Instruídas eles se tornaram mais exigente. Querem produtos de alta qualidade, mas de olho no preço e no bom atendimento. Esta surgindo um novo hábito, uma nova forma de se comportar socialmente, de se relacionar com o consumo. Não se pode analisar a classe C apenas pelos bens que consome, mas também por seu comportamento de consumo.

 

 

Leia este tema completo a partir de 23/7/2012

 

 

 

 



22/07/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres