Raizonline - Jornal - Radio - Portal

O ALCIDES - Crónica de João Furtado

 

O ALCIDES - Crónica de João Furtado

 
 
Ainda não escrevi sobre o meu Liceu nem sobre o Alcides. Passei por lá há pouco tempo e veio-me a memória o Servente Alcides... Humilde e sempre disposto a ajudar... Um dia destes vou escrever para ti, Alcides… Ou sobre ti…!

O Vinte e Cinco de Abril estava perto. Eu não sabia de nada e nem tu sabias, creio eu. Eras um dos poucos Cabo-verdianos a trabalhar fora das roças. Tu não estavas a apanhar cacau ou a quebrar cocos.
 
Pequeno, de farda castanha, rosto a contar a idade, sei que já não eram poucas… Sabias impor sem usar a ditadura que a tua farda de Servente imponha sobre a minha de criança e de aluno. Não era bem o Liceu, havia passado a se chamar Escola Preparatória… Recebia os crianças vindas da Primária e que, após dois anos, encaminhavam para o Liceu… Deixávamos sempre o coração ali, na Escola Preparatória na cidade de São Tomé, na altura, única em São Tomé e Príncipe…
 
Não será hoje, nem agora que escreverei sobre te Alcides. Mas há-de chegar aquele dia Alcides e escreverei para ti ou sobre ti…
 
Lembras daquele dia em que… Eu tive um ataque de epilepsia? Alcides, decerto que não te recordas. Os mortos não recordam de nada… Ou recordam? Pensando bem… Acho que sim! Não podes esquecer-te que do pouco que ganhavas… Tiraste e pagastes o táxi e me socorreste… Tiveste de pagar cinco lugares…

 

Sabes, na tua terra, a terra que sonhaste voltar e nunca pudeste… Aqui não é como lá, Alcides, aqui o táxi não enche. Cada cliente paga o seu serviço. Não é como lá, onde o táxi funciona tal serviço colectivo. Aqui se tu tentares partilhar o táxi e outro cliente o abandona e se sente humilhado… Enfim… A tua terra mudou-se muito e se tornou na terra que te disse.
 
Tu me contaste depois que estive internado três dias, eu, quando acordei, o meu primeiro impulso foi ir fazer a prova de matemática. Era a prova que eu ia fazer naquele sábado, meses antes do Vinte e Cinco de Abril. Mas quando a Enfermeira informou-se que eu estava internado, percebi tudo. Não por ter lembrado, mas porque não era a primeira vez…

 

 

Leia este tema completo a partir de 2/4/2012

 



29/03/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres