Raizonline - Jornal - Radio - Portal

O FILME SWANS - O filme «Swans» teve estreia mundial na secção Forum do Festival de Cinema de Berlim, e o seu realizador, o português Hugo Vieira da Silva, vive há vários anos na capital alemã. A sua primeira longa-metragem foi «Body Rice». Depois de ter

 

O FILME SWANS - O filme «Swans» teve estreia mundial na secção Forum do Festival de Cinema de Berlim, e o seu realizador, o português Hugo Vieira da Silva, vive há vários anos na capital alemã.

 

A sua primeira longa-metragem foi «Body Rice». Depois de ter passado pelo Festival de Cinema de Berlim, «Swans» marcou também presença no IndieLisboa.

 

 Sinopse:

 

 Pai e filho viajam para Berlim. O filho nunca conheceu a mãe que está agora no hospital em estado de coma.

 

Vivendo temporariamente entre o apartamento da mãe e as visitas ao hospital, ambos são forçados a lidar com a intimidade, sentimentos passados, um corpo desconhecido, e também com o seu próprio corpo.

 

Os dois embarcam numa nova experiencia sensorial do mundo…

 

Co-realizado pela coreógrafa e dramaturga Heidi Wilm, é a segunda longa-metragem de Hugo Vieira da Silva, depois de «Body Rice» em 2006.

 

Definido pelo próprio realizador como «claustrofóbico, filmado em casas e espaços fechados», o filme é um confronto das personagens com o trauma da doença e da morte, numa reflexão sobre «coisas que estão a acontecer para lá das palavras, que não podem ser ditas nem gramaticalizadas através de uma narrativa convencional.

 

Gosto de pensar que é um filme narrativo, mas sinto que abre um território em que as imagens se sucedem num ritmo e numa dança que cria uma poética muito específica.»

Estreado mundialmente no Festival de Berlim, esteve também em competição no IndieLisboa, onde recebeu uma menção honrosa.

 

Leia este tema completo a partir de 2/4/2012

 

 



01/04/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres