Raizonline - Jornal - Radio - Portal

O JANTAR DOS VADIOS DA MINHA ALDEIA - Crónica de Lídia Frade

 

O JANTAR DOS VADIOS DA MINHA ALDEIA - Crónica de Lídia Frade


 
Cinco á espera do jantar, era já quase noite, estava na hora do ritual do jantar.
 Ali não havia mesa, também ninguém se lembraria de a colocar no local, mas normalmente havia comida, e comida para quem?...
 
Para estes seres vivos, e dependentes dos homens, quer nos melhores sentimentos que possam nutrir por eles, ou nos piores.
 
Começando pelo fim, vou dar a volta na história, e contar desde o princípio, ou, na consequência dos atos.
 
No Ribatejo, eu direi quase total, existem muitas zonas de caça, Atalaia de Almoster está integrada numa dessas zonas de caça de montanha, caça ao coelho principalmente, mas também, perdizes, lebres, e outras.
 
Sendo o cão um dos melhores ajudantes dos caçadores, é óbvio que, quando chega a abertura da caça, lá vão chegando os caçadores vindos de todo o País, e por todo o lado se vão ouvindo tiros, com eles lá vem uma grande quantidade de cães.
 
Com o decorrer desse tempo de caça, e pouco a pouco, os senhores caçadores, vão avaliando a perícia dos seus cães, na ajuda aos seus intentos que é, a perseguição e recolha das presas, ou, dos ditos condenados.
 
Quando o que lhes é exigido não corresponde, é fácil, simplesmente os abandonam á sua sorte, e lá vai aparecendo um cão pelas redondezas, e que vai procurando na aldeia a sua sobrevivência.
 
No princípio é natural que, levem algumas pedradas de largo, na intenção de os desmotivar a ficarem por ali, pois é triste e degradante ver os animais com fome, mas se eles não desistem, lá vai sempre alguém dando alguma coisas de comer.
 
Assim hoje um, na próxima semana outro, e durante uma época, se vai formando, não digo uma matilha, mas uma notável quantidade de elementos famintos e com necessidades de comida.
 
Estes que aqui podem apreciar nesta foto são cinco elementos, dos deixados ao abandono.

 

 

 

Leia este tema completo a partir de 7/5/2012 

 

 

 



03/05/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres