Raizonline - Jornal - Radio - Portal

O PESADELO E A REALIDADE - Conto / Crónica de Ilona Bastos

 

O PESADELO E A REALIDADE - Conto / Crónica de Ilona Bastos 

 

O começo do dia costuma ser tranquilo. Uma felicidade levantar a persiana, descobrir a gaiola do periquito, observar por um momento a sua penugem azul, abrir a janela, debruçar-me ligeiramente para lançar o olhar ao céu, e detê-lo, seguidamente, em pormenores, como o da verdura das copas ou o brilho dos edifícios e da calçada, lavados pelo amanhecer.

 

Costuma ser assim, mas hoje não foi. O aproximar da janela foi perturbado, o correr dos vidros receoso, e o espreitar foi o descarregar de um peso ainda maior sobre o meu peito.

Ao olhar, confirmei a imagem que se estampara no meu cérebro pela madrugada e que me impedira de descansar, povoando-me o sono de ilusões horríveis, sangue e traições.

 

Afinal, o horror da noite acontecera, não era fantasia induzida pelo filme visto antes de deitar (com uma trama absurda, personagens loucas e flashes insistentes de cães selvagens a rosnar e a ladrar pela neve e pela noite).

 

Fora real o barulho surdo mas forte que me acordara por volta das quatro da manhã. Fora real o ladrar altíssimo dos cães, numa agitação anómala, que me obrigou a correr para a janela, a levantar precipitadamente a persiana e a espreitar para a rua. Fora real a matilha, bem visível à luz do candeeiro exterior, que se debruçava sobre alguma coisa que não consegui identificar imediatamente, mas que depois reconheci como um gato.

 

Tudo se passou muito rapidamente: o ladrar, o ataque ao felino, o silêncio, o afastar-se a matilha do local, como que obedecendo à ordem de um líder. Um líder que não cheguei a perceber se era pessoa ou animal, uma vez que o grupo, de cerca de seis cães, depressa subiu uma escada, rente a um edifício, e desapareceu do meu ângulo de visão.

 

De boca aberta e coração apertado, não conseguia acreditar no que vira. Porém, melhor observando a rua, percebi que, não um, mas dois gatos aí se encontravam estirados, imóveis sobre o empedrado.

 

 Leia este tema completo a partir de 20/8/2012

 

 

 

 

 



18/08/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres