Raizonline - Jornal - Radio - Portal

O Tratado de Alcanizes - Trabalho baseado num texto de Dulce Rodrigues

 

O Tratado de Alcanizes - Trabalho baseado num texto de Dulce Rodrigues 
 

A 12 de Setembro, passou-se mais um aniversário do Tratado de Alcanizes, assinado entre Dom Dinis, rei de Portugal, e Fernando IV, rei de Castela e Leão.
 
Com este tratado foram definidas as fronteiras de Portugal, cujos limites territoriais eram sensivelmente os que existem presentemente, constituindo este documento o tratado fronteiriço mais antigo do mundo, ainda em vigor. A versão portuguesa deste documento encontra-se preservada nos Arquivos da Torre do Tombo. (Ver aqui)
 
Apesar do tratado estar datado de 1335, foi, na realidade, assinado no ano de 1297. A diferença de 38 anos corresponde à diferença entre o calendário juliano ainda em vigor na maior parte da Europa da época, e o calendário gregoriano utilizado actualmente, instituído oficialmente em 1582 por acção do Papa Gregório XIII.
 
Abaixo, selo comemorativo do 700° aniversário da assinatura do tratado, que circulou em Portugal de 12 de Setembro de 1997 a 30 de Setembro de 2001.
 

Publicação de Dulce Rodrigues no Facebook / Raizonline
 
Tratado de Alcanises

Dimensão e suporte
 1 doc. (688 x 512 mm); perg.
 
História custodial e arquivística
 Documento truncado na margem direita.
 
Ambito e conteúdo
 O Tratado de Alcanises firmado por D. Dinis, rei de Portugal, e Fernando IV rei de Leão e Castela, e sua mãe Maria de Molina, em 12 de Setembro, dando a Portugal as vilas de Olivença, Campo Maior e outras.
 
Este tratado visou três aspectos fundamentais:

- o tratado fixou definitivamente os limites, as fronteiras entre Portugal e Castela,

- D. Dinis ficou com as suas praças de Riba - Côa, Olivença, Campo Maior, Ouguela, Moura e Serpa, e Castela com Aroche, Aracena, Valência, Ferrera, Esparregal e Ayamonte,

 

 

Leia este tema completo a partir de 17/9/2012

 

 

 

 

 

 



13/09/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres