Raizonline - Jornal - Radio - Portal

O vulcão e o torcedor... - Por Se-Gyn

 

O vulcão e o torcedor... - Por Se-Gyn
 

Um vulcão entrou numa tremenda erupção, no Chile
 

As cinzas que lançou na atmosfera cobriram boa parte do sul do continente americano e afetou ou inviabilizou a realização de transporte aéreo. Inclusive no Brasil, onde diversos voos estão sendo cancelados por absoluta condição de segurança.
Corte rápido para um aeroporto paulista, onde torcedores de futebol, vestidos a caráter, estão quebrando o guichê de uma companhia aérea, que suspendeu um voo para a Argentina, o que os impede de acompanhar de seu time, o Santos. Um verdadeiro vulcão de verborragia e violência gratuíta.

 

Gente desse naipe não tem o direito de comer nem capim, para não ofender ruminantes e equinos!

Mas, esse negócio de torcida organizada e torcedor fanático é um indicativo sério de miolo mole, falta de sentido para a vida e, motivação ou desculpa para comportamentos reprováveis.

 

E nessa vagabundagem entra até gente insuspeita, que trabalha, tem trabalho lícito e família para sustentar. Mas, na hora em que põe a camisa do time e se junta a outros energúmenos, a verdadeira personalidade vem à tona. E aí, todo cuidado é pouco, pois em nome da suposta paixão, não reconhece ninguém - família e amigos, incluídos.

 

A caminho do estádio, vão agredindo pessoas na rua, quebrando veículos do transporte público, riscando ou destruindo partes de veículos particulares, destruindo equipamentos e obras públicas, sem que ninguém lhes imponha respeito ou limites...

 

Mas este é traço de identificação - toda torcida organizada é uma multidão de covardes, onde os indivíduos se tornam capazes de comportamentos e atos ameaçadores que jamais seriam capazes de realizar individualmente. São tipos que, em grupo, perdem a personalidade e entram num comportamento de manada, do qual decorre os acessos coletivos de ódio ou pânico correspondentes. Resumindo, regridem ao estado da selvageria, pura e simples.

 

Se houvesse uma contabilidade nacional a respeito, começando nos campeonatos de várzea até os campeonatos nacionais e, especialmente uma contabilização dos mortos e feridos anualmente, talvez as autoridades e a população se sensibilizasse, pois os números são inaceitáveis e chocantes.

 

Leia este tema completo a partir de 20/06/2011

 



19/06/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres