Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Obesidade como deficiência - Texto de Florisbela Bauer      

 

Obesidade como deficiência - Texto de Florisbela Bauer  

    

Atualmente, há uma tendência a encarar a obesidade como uma deficiência.
Talvez se possa julgar o quão escorregadio é o conceito de obesidade através do experimento reflexivo que se segue.

 

Vejamos a questão da deficiência. Atualmente, a obesidade é considerada uma deficiência, ainda que por um longo tempo ela não tenha sido vista assim. Foi apenas em 1993 que a Comissão Federal para as Condições de Igualdade no Emprego determinou que as pessoas severamente obesas pudessem pedir proteção através de estatutos federais que proíbem a discriminação contra, deficientes.

No entanto, quando substituímos «obesidade» por «deficiência cognitiva» no modelo funcional há, de forma repentina e evidente, um conjunto de diferenças éticas implicadas em pensar sobre o que uma deficiência pode ser.

O que é obesidade? Embora existam conjuntos de definições médicas contemporâneas de obesidade, também é claro que a definição daqueles que são obesos muda de uma cultura para outra com o passar do tempo.

Vamos aplicar os padrões diretos da Organização Mundial de Saúde sobre deficiência ao mundo dos obesos. A obesidade é o produto final de um dano ou é ele mesmo um dano? Se ela deve começar com prejuízo de um órgão, qual órgão é prejudicado? E é o próprio corpo? E é o sistema digestivo? E é o sistema circulatório?

Ou é a mente e, portanto, o obeso sofre daquela mais estigmatizante das doenças, a doença mental? A obesidade é uma doença mental resultado de uma personalidade. Tendente ao vicio (em que o vicio é a comida)? O vicio é sinal de falta de controle? A dependência física é como no caso da heroína um vicio?

Vamos aplicar os padrões diretos da Organização Mundial de Saúde sobre deficiência ao mundo dos obesos. O vicio é um erro geneticamente pré-programado no corpo humano, o qual se expressa no desejo psicológico por comida ou a mera incapacidade de saber quando alguém não mais com fome? O dano da obesidade é como câncer no pulmão.

Resultado do consumo de uma substancia perigosa como gordura ou carboidrato. Certamente, a Organização Mundial de Saúde acredita nisso e busca lançar uma campanha contra os níveis crescentes de obesidades. A pessoa obesa é deficiente mental ou física? Por outro lado você pode ser obeso e estável mentalmente.

As pessoas obesas têm muitas dificuldades na utilização dos transportes públicos, na aquisição de roupas, com relacionamentos e muitas outras coisas. Podemos comparar muitas dificuldades encontradas pelos obesos com as que os deficientes também encontram como a falta de acessibilidade.

O indivíduo portador de obesidade mórbida necessita ser considerado como pessoa com deficiência, a fim de receber a proteção constitucional e infraconstitucional de nosso ordenamento jurídico, já que integra um grupo à margem da sociedade.

 

Leia este tema completo a partir de 5/9/2011

 

 

 



04/09/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres