Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Os Bombeiros de Macau - Texto de António Cambeta

 

Os Bombeiros de Macau - Texto de António Cambeta

 

 

Embora já existam bombeiros desde o século XIX, os Serviços de Incêndios de Macau foram reorganizados, de forma significativa, no ano de 1883. Ao longo de mais de um século de desenvolvimento sofreram várias reestruturações , dando hoje origem a uma corporação militarizada com 7 postos operacionais e com 874 efectivos. Os trabalhos de salvamento do Corpo de Bombeiros desempenham um papel crucial na segurança da vida e dos haveres da população, pelo que, os bombeiros também granjeiam a fama de «Soldados da Paz».

 

Pequeno historial

 

1 - No ano de 1851 os serviços de incêndios foram atribuídos às forças militares portuguesas. Na altura existia uma bomba no quartel de S. Francisco , batalhão de artilharia.

 2 - No ano de 1883 com a necessidade de se regularizar o serviço de incêndios em Macau, foi aprovado e posto em execução o regulamento do Serviço dos Incêndios em Macau. Na altura a Inspecção de Incêndios encontrava-se instalada no Quartel do Convento de S. Domingos.

 3 - Em 1919 foi extinta a Inspecção de Incêndios e criado, em sua substituição, o Corpo de Bombeiros.

 4 - A partir do ano de 1920 o Corpo de Bombeiros passou a ser tutelado pelo Leal Senado, tendo sido aprovado o projecto da construção das novas instalações na Estrada de Coelho do Amaral.

 

 

Leia este tema completo a partir de 10/9/2012

 

 

 

 



06/09/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres