Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Os Jovens Agricultores e o Regresso à Terra - Artigo de Abílio Lima

 

Os Jovens Agricultores e o Regresso à Terra - Artigo de Abílio Lima


 
 
Quando comecei a elaborar este artigo, a minha infância voltou a nascer, fez com que regressasse ao passado, ao tempo de infância que todos nós temos à nossa maneira.
 
Fez-me lembrar os tempos da Escola Agrícola de Santo Tirso, também conhecida como Escola Secundária Conde S. Bento, em que desde os meus 12 anos de idade, comecei o meu processo de aprendizagem da prática e das técnicas agrícolas, em que nos era incutido o espírito da ruralidade, da importância da Agricultura em prol do desenvolvimento do País, e fundamentalmente da Nossa Região.
 
Além disso, fez-me lembrar a responsabilidade e a disponibilidade que tínhamos, quando terminava a escola, o nosso interesse era ajudar os pais, os nossos familiares.
 
Mas o que nos interessava e que considerávamos ainda o mais importante, era o nosso empenho, a nossa realização profissional, a prática, ou seja, como alguém diz, «estamos preparados para tudo, dado que pusemos e continuamos a por a mão na massa», temos enraizado em nós, o espírito de união e força.
 

Fez-me também relembrar as tarefas, que realizávamos nas nossas casas, nas casas dos vizinhos, ou até mesmo nas nossas freguesias em que colaborávamos, fazendo por vezes prestação de serviços quando solicitados para tal, sendo considerados até bons profissionais, o que valorizava o nosso ego, nos dava um maior sentido de responsabilidade, e por isso nos obrigava a demonstrar aquilo que valíamos, e o saber fazer era um orgulho e uma realização.

 

Leia este tema completo a partir de 27/2/2012


 



26/02/2012
1 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres