Raizonline - Jornal - Radio - Portal

OS PENSAMENTOS DE CESARIA EVORA - Recolha de Helena Emília Bortoloti

 

OS PENSAMENTOS DE CESARIA EVORA - Recolha de Helena Emília Bortoloti

 

Cesária Evora uma vida a cantar Cabo Verde. «Quem mostra' bo, ess caminho longe, quem mostra' bo, ess caminho longe, ess caminho, pa São Tomé (…) sodade sodade, sodade dess nha terra São Nicolau (...)», composição imortalizada na voz da Cesária Évora resume em poucas palavras a carreira musical de uma das maiores vozes de Cabo Verde.
 
Cesária Evora nasceu a 27 de Agosto de 1941 na cidade de Mindelo, em Cabo Verde. Filha de Justino da Cruz Evora tocador de cavaquinho e violão e de Dª Joana, o grande e eterno amor da sua vida. A cantora é considerada a «'embaixadora da morna», tendo editado 24 discos, entre originais, ao vivo e em parceria com outros artistas de vários países.
 
Cize, para os amigos anunciou o término da sua carreira musical no passado dia 23 de Setembro de 2011, depois de 45 anos de carreira a cantar Cabo Verde pelo mundo.
 
A 17 de Dezembro de 2011, a Diva da Morna faleceu aos 70 anos, deixando Cabo Verde e o mundo consternado com a sua morte, na mesma cidade que a viu nascer e traçou-lhe o destino para a morna.
 
A 08 de Março de 2012, o Aeroporto Internacional de São Pedro (São Vicente) foi renomeado para Aeroporto Internacional Cesária Evora. E à entrada da aerogare do aeroporto foi construída uma praceta onde passa a estar uma estátua de três metros de altura da falecida cantora. O monumento é da autoria do artista plástico Domingos Luísa.

 

«Eu quero que vocês digam aos meus fãs: Peço desculpa, mas agora eu preciso descansar. Lamento profundamente ter de me ausentar devido à doença, eu queria ainda dar prazer aqueles que me seguiram por tanto tempo.»
 
Entrevista ao jornal Le Monde Setembro, 2011
 
 
«Tenho os pés cheios de calos! Doem-me! Como é que eu vou dançar?! Só se for com as mãos...»

 

 

Leia este tema completo a partir de 24/9/2012 

 

 

 



23/09/2012
1 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres