Raizonline - Jornal - Radio - Portal

OS PLANOS DE SAUDE NO BRASIL E OS IDOSOS - Recolha e texto de Helena Emília Bortoloti

 

OS PLANOS DE SAUDE NO BRASIL E OS IDOSOS - Recolha e texto de Helena Emília Bortoloti
 

Idoso? Não queremos, dizem planos de saúde. Operadoras fazem de tudo para não ficarem com o cliente.

As operadoras de plano de saúde estão dificultando a vida de quem tem mais de 59 anos e deseja contratar um plano de saúde pela primeira vez. Preços altos, exigências absurdas e até enrolação, são algumas das estratégias utilizadas para fazer os clientes idosos desistirem de fechar contratos.

 

Desde 2004, o reajuste dos planos por faixa etária, após os 59 anos, é proibido, o que parece ter tornado esses contratos desinteressante para as operadoras. Como recusar o cliente é proibido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as operadoras lançam mão de artifícios, como oferecer planos extremamente caros: alguns chegam a custar mais de R$ 3 mil ao mês. Eles já botam esse preço para não vender, porque a tabela é livre.

 

Quase todos os planos exigem a realização de uma entrevista qualificada, antes de fechar o contrato.

 

A entrevista é permitida pela ANS e funciona como uma consulta médica, em que operadora confere doenças preexistentes do paciente. O tratamento dessas doenças pode não ser coberto por um determinado período, caso o cliente decida contratar o plano. O problema que as operadoras abusam dessa prerrogativa e considera como doença preexistente até mesmo um aumento de pressão, tornando o contrato desinteressante. Em outros casos dizem que vão retornar depois da entrevista, mas enrolam o paciente.

 

Leia este tema completo a partir de 9/7/2012

 



07/07/2012
1 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres