Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Pesquisa de opinião sobre o Fado - Trabalho de Helena Emília Bortoloti

 

Pesquisa de opinião sobre o Fado - Trabalho de Helena Emília Bortoloti
 
 
 

Fiz uma pesquisa de opiniões a algumas pessoas sobre o fado umas responderam e outras não, mas a maioria deram suas opiniões.
 
O Fado Patrimônio Imaterial da Humanidade. Com isto o fado deixou de ser apenas a canção de Portugal. O fado é uma canção que fala de Portugal, da sua cultura, da sua língua, dos seus poetas, mas também tem muito de universal nos sentimentos que evoca: a dor, o ciúme, a solidão, o amor.
 
Eu não conhecia o fado, nem nunca tinha ouvido falar, até o momento em que conheci a rádio web, a princípio eu achava horrível e uma vez uma amiga portuguesa me disse que o fado era a alma dos portugueses, e dali eu comecei a prestar atenção nos fados, a canção é sempre baseada numa história, num fato que aconteceu.
 
Claro que os fundamentos são bem diferentes, mas o fado e a música sertaneja raiz são bem parecidos, quero dizer assim que é sempre baseado em algum caso triste, por isso as musicas são tão melancólicas, tanto o fado como o sertanejo raiz (estou me referindo os fatos contados nas canções e ambas são canções tristes).

 

Mas voltando ao fato deu gostar ou não do fado, com o tempo e convivência virtuais com os portugueses fui gostando, claro que não é ritmo e nem gênero de música que gosto, Mas eu gosto de fazer o programa de fados de ficar ouvindo o fado me da paz de espírito.
 
A finalidade da pesquisa foi para saber a opinião de portugueses sobre o fado. Queria sentir o que eles pensam desta paixão portuguesa, claro que nem todos têm essa paixão.

 

Helena Bortoloti - Fernando você gosta de fado? Pode me fazer uma explanação do fado na tua visão? Esta música que é uma paixão portuguesa. Eu apresento um programa de fados e gostaria de entender mais sobre o fado.

 

Fernando Pessanha - Bem, as origens do fado, tal como o flamenco, remontam há bastantes séculos atrás. Tem como raiz a civilização islâmica a quando do domínio do Al Andaluz.

O exemplo mais evidente reside nos instrumentos de corda, como a guitarra portuguesa, aliás, todos os instrumentos cordófilos peninsulares são derivados de um instrumento árabe: o alaúde.

 

 

Leia este tema completo a partir de 20/8/2012

 

 

 

 

 



18/08/2012
1 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres