Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Poesia de Conceição Tomé - Cama de Folhas; Meu Irmão Breve; Desiderato (Original)

 

Poesia de Conceição Tomé - Cama de Folhas; Meu Irmão Breve; Desiderato (Original)

 

 Cama de Folhas

 

 Em cama de folhas secas, nos deitamos
No duro chão da floresta densa e fria,
 Alheios às altas copas onde o Sol bailava
 Com a brisa suave do meio-dia.
 E assim ficamos:
 Indiferentes aos raios de Sol que nos beijavam,
às raízes retorcidas sequiosas de luz

 

Meu Irmão Breve

 

 Meu irmão, tropel de ternura
Dos alvores da adolescência
 Quando a nossa rebeldia
Confundia a irreverência.

 Meu irmão, na aventura
Dos folguedos azougados
Das secretas incursões
 Aos silvedos emaranhados
Para ver os rouxinóis
 Soltarem os seus trinados.

 

Desiderato (Original)

 

 Siga tranquilamente entre a inquietude e a pressa,
lembrando-se de que há sempre paz no silêncio.
Tanto quanto possível sem humilhar-se,
mantenha-se em harmonia com todos que o cercam.
 Fale a sua verdade, clara e mansamente.
 Escute a verdade dos outros, pois eles também têm a sua própria história.
 Evite as pessoas agitadas e agressivas: elas afligem o nosso espírito.
Não se compare aos demais, olhando as pessoas como superiores ou inferiores a você:
isso o tornaria superficial e amargo.

 

Leia este tema completo a partir de 5/3/2012

 

 



02/03/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres