Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Poesia e Prosa Poética de Ilona Bastos - Fauna & Flora: ANSIEDADE; E difícil, sim, prosseguir esta caminhada; SEMENTE DE PRIMAVERA

Poesia e Prosa Poética de Ilona Bastos - Fauna & Flora: ANSIEDADE; E difícil, sim, prosseguir esta caminhada; SEMENTE DE PRIMAVERA
 
Fauna & Flora: ANSIEDADE

Cansada. No entanto, devo regar as flores antes do jantar. As sardinheiras e as margaridas da varanda clamam por água, ansiosas e sedentas, no final de mais um dia, tão quente, de Verão.

 

São oito e meia da noite e ainda é dia. Um paradoxo!

 

Seja como for, um guindaste brilha ao longe, reflectindo o sol poente. O céu está azul claro, manchado de nuvens brancas. E os automóveis correm, na estrada, chapinhando a paisagem de ruídos velozes. Um cão ladra ao longe.

 

A janela, aberta, deixa agora entrar uma brisa fresca, bendita. Há apenas uma hora o calor abafado, difícil de suportar, preenchia a rua.

 

Detenho-me por um momento. Observo o arvoredo, estático, as aves, inquietas, em altos e largos voos, uma mosca. Condições perfeitas para me sentir em paz. O chilreio de um pássaro sublinha esta ideia.

 

 

E difícil, sim, prosseguir esta caminhada solitária em que não existe resposta aos nossos apelos.

 Como o conseguimos antes? Levados por um impulso inicial, que nada parecia deter ou refrear. Não contava, então, o silêncio que perseguia as nossas palavras. Nem o eco, por vezes perturbante, das releituras insistentes que fazíamos, esperançados de encontrar a resposta na própria pergunta formulada.

 

Depois, não sei porquê, tudo se tornou diferente. Onde dantes se avistava um campo fértil - em que uma nova planta sempre se destacava, do solo surgida -, nasceu um deserto com as suas dunas, apenas interrompido por súbitos e tristes oásis, que mais faziam sobressair a desolação em redor.

 

 

SEMENTE DE PRIMAVERA
 
Onde se esconde, em mim,
Esta semente que germina
Ao chegar da Primavera?

Será no coração pesaroso
Que o Inverno deixa mouco,
Mas com a Primavera remoça
E canta, e esperto reconhece
Em redor, o amor,
A vida, a felicidade?

Será no cérebro cansado,
Que o Inverno torna vago,
Mas que a Primavera espevita,
Encanta, afaga, e inspira,
De ideias fervilhante,
Cintilante, criador?

Será no olhar embaciado,
Que de cores se enche, louco?
No olfacto, inebriado
Pelo aroma das flores?
Nos ouvidos doloridos,
Que na música se perdem?

 

Leia este tema completo a partir de 23/05/2011

 



22/05/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres