Raizonline - Jornal - Radio - Portal

POESIA E TEXTO POETICO DE ARLETE DERETTI FERNANDES - FLORIANOPOLIS e Memórias de Infância - A Semana Santa

 

 

POESIA E TEXTO POETICO DE ARLETE DERETTI FERNANDES - FLORIANOPOLIS e Memórias de Infância - A Semana Santa
 

FLORIANOPOLIS
 
Pontos que cintilam na noite
Sinfonia de reflexos genial,
como uma pintura de artista,
num imenso quadro original.

A ponte Hercílio Luz,
nas águas da baía refletida,
desenho de luzes faiscantes,
beleza histórica colossal.

Um iate branco singra as águas,
deixando um rastro de espumas,
enquanto os prédios se elevam

 

Memórias de Infância - A Semana Santa

 

Quando criança, meus pais levavam-me para a igreja em todas as celebrações.
Os bancos eram divididos. De um lado, meninas à frente e senhoras da metade até os fundos da nave. Do outro lado, meninos e homens.

 

Esta posição facilitava o controle dos pequenos. Quando algumas crianças conversavam entre si, o pai, a mãe ou um irmão mais velho ia até o local e levava-o para ficar entre os adultos. O miúdo, quando meio tímido, ficava muito envergonhado.

 

Há cenas da época de infância que guardamos em nossas memórias.
Uma delas, era quando no final do mês de maio, havia a coroação da imagem da virgem Maria. Era sempre um menino e uma menina da escola primária que era convidado para tal. Uma vez, fui convidada com um coleguinha. Lembro-me da escada alta que tinha atrás do altar, que subimos até chegar lá no alto para depositar juntos a coroa.

 

Na Semana da Paixão, eu ficava apavorada e chorava muito de medo quando via a chamada estátua do Senhor Morto. Todas as imagens cobertas de roxo me intimidavam.

 

Uma cena ocorrida, que para mim foi cômica e não mais esqueci, foi na Semana Santa, na sexta-feira da Paixão. Era noite, a igreja estava lotada. Toda esbranquiçada pela fumaça do incenso.

 

 

 

 Leia este tema completo a partir de 15/8/2011

 

 

 



13/08/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres