Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Portugal importa milhões de transgénicos por ano

Portugal importa milhões de transgénicos por ano
 
Carlos Vicente - Director-geral para a Península Ibérica da gigante dos cultivos geneticamente modificados Monsanto diz que a Europa está a perder dinheiro (muito) por pura ideologia

No rescaldo do surto de E. coli na Alemanha, o director da Monsanto para a Península Ibérica diz que a agricultura convencional teria a ganhar se importasse a cultura de segurança exigida aos transgénicos.

Carlos Vicente veio ver como param os negócios da multinacional em Portugal e avisa que a demora na introdução de novos cultivos - até ao momento só estão autorizados na UE o milho BT e batata Amflora - é compensada com importações em massa e está a sair cara aos agricultores.

Citando um estudo recente no Reino Unido, defende que, se todas as opções biotecnológicas já usadas noutros países fossem introduzidas no velho continente, a agricultura europeia podia estar a render pelo menos mais 400 milhões de euros por ano.
Qual é a presença da Monsanto em Portugal?

Temos três áreas de negócio: sementes para cultivos extensivos como o milho, a soja ou o trigo, cultivos hortícolas e protecção de cultivos, fundamentalmente herbicidas. Os cultivos biotecnológicos podem ser integrados em todas e em Portugal termos clientes em todas as áreas.
Em termos de transgénicos, contudo, estão limitados ao milho.

A par da batata para uso industrial da BASF, autorizada mais recentemente, é o nosso único transgénico autorizado para cultivo na Europa. Basicamente, é um milho protegido contra uma praga específica de insectos, as brocas. A tecnologia base é da Monsanto, mas já há muitas empresas que a incorporam.

Infelizmente, é a única disponível para o milho europeu, o que deixa de fora outras pragas e problemas já minorizados noutros países. O processo regulatório na UE é muito moroso, tornou-se uma decisão mais ideológica do que científica.

 

Leia este tema completo a partir de 20/06/2011

 

 



17/06/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres