Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Recordar o Raizonline - Trabalhos de números de arquivo - Crónicas da Minha Terra - Por Arlete Piedade - O Castelo de Almourol

 

Recordar o Raizonline - Trabalhos de números de arquivo - Crónicas da Minha Terra - Por Arlete Piedade - O Castelo de Almourol
 
Crónica publicada inicialmente  na Pagª 42 - EDIÇAO NºXXXI , IVº NUMERO DE JULHO DE 2009

O Castelo de Almourol localiza-se no rio Tejo, numa pequena ilha situada a norte de Santarém, a cidade onde vivo. Pertence á freguesia de Praia do Ribatejo, concelho de Vila Nova da Barquinha e distrito de Santarém.

 

Este pequena ilha com 310 metros de comprimento e 75 metros de largura, resulta de um afloramento de granito e não se sabe ao certo quando o castelo foi construído, mas em 1129 data da conquista deste local pelas forças portuguesas, já existia e era chamado de Almorolan, o que motiva a suposição de ter sido edificado pelos mouros.

 

O castelo foi em seguida entregue á ordem dos Templários, que o reedificaram , sendo as obras concluídas em 1171, conforme inscrição ainda visível sobre a porta principal.

 

Como responsáveis pela defesa da capital do país, que na altura era Coimbra, este castelo fazia parte de uma linha defensiva que o unia ao Castelo de Tomar, sendo provido de torres e uma estrutura em tudo semelhante ao mesmo.

 

Quando foi extinta a ordem dos Templários e completa a reconquista cristã, o castelo foi sendo esquecido pelos séculos seguintes, até que no século XIX, com o Romantismo, o castelo foi redescoberto e alvo de obras que tiveram mais um cunho estético que prático, na busca pelos ideais medievais.

 

No século XX, o fascínio que o castelo exercia, estendeu-se ao Estado, que promoveu alguns eventos naquele espaço representativo das velhas tradições e lutas dos guerreiros portugueses.

Mas como todos os locais antigos, o castelo tem as suas lendas. Uma das mais conhecidas refere-se a acontecimentos ocorridos pouco depois da reconquista, quando ainda conviviam nas mesmas terras, mouros e cristãos.

 

Leia este tema completo a partir de 29/8/2011

 

 

 



27/08/2011
1 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres