Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Recordar o Raizonline - Trabalhos de números de arquivo - Mitos religiosos - Os Orixás e as entidades na Umbanda - Por Antônio Carlos Affonso dos Santos.ACAS, o Caipira Urbano.

 

Recordar o Raizonline - Trabalhos de números de arquivo - Mitos religiosos - Os Orixás e as entidades na Umbanda - Por Antônio Carlos Affonso dos Santos.´ACAS, o Caipira Urbano.


-Intróito:


Comentário do Acas:


Quando os Africanos aqui chegaram para trabalhar como escravos, trazidos pelos portugueses, perceberam que haviam dificuldades em professar sua Religião; os colonizadores do Brasil não permitiam, pois consideravam profanos esses ritos. Com uma esperteza só percebida muito depois, os espiratualistas mais desenvolvidos dessas massas africanas, maquiavam seus ritos e divindades de Santos Católicos, podendo assim referir-se a eles, tal como os colonizadores faziam, sem nenhuma perseguição religiosa.


Aqui estão relacionados os orixás mais cultuados na Umbanda. Variando de terreiro pra terreiro podem aparecer outros cultos como por exemplo para Obá e Ossãem (Ossanha). Além desses, há ainda a incorporação de outras entidades como : crianças, pretos - velhos, baianos, boiadeiros e marinheiros. Existem ainda outros terreiros em que podem aparecer a linha das almas onde as pessoas incorporam pessoas da família que trabalharam no espiritismo e também outros santos como Joana D'Arc, porém esse tipo de trabalho é muito raro.

 

.OXALA


Oxalá a autoridade Suprema na Umbanda. Oxalá na Umbanda é Jesus Cristo. Ele é quem dá as ordens aos orixás para virem até a Terra ajudar seus filhos. Sua imagem é qualquer representação de Jesus Cristo, normalmente sem a Cruz. Não há incorporação de Oxalá na Umbanda. Cor : Branca.

.OGUM


Ogum na Umbanda é São Jorge, ou como os umbandistas chamam São Jorge Guerreiro. Ogum é o orixá que vence demanda, que protege seus filhos e guarda sua casa. Ogum é um orixá que vira na esquerda, pois é chefe de Exu, essa característica pode ser percebida uma vez que seu nome aparece também em pontos cantados de Exu. Sua imagem é de São Jorge sobre o cavalo, mas também pode ser uma imagem de um Ogum especificamente (dependendo do terreiro).

 

Ogum tem em sua falange, outros Oguns que vem em seu nome, alguns deles se apresentam como : Ogum Megê, Ogum de Lei, Ogum Rompe Mato, Ogum Iara, Ogum Sete Ondas, Ogum Beira Mar, entre outros. A incorporação de Ogum é fácil de se perceber : Seus filhos tomam uma forma militar com os ombros retos, peito estufado, andar ereto e com a mão ou dedo esticado acima da cabeça. Cor : Vermelho e branco

 

Comentário do Acas: Aqui fica evidenciado que a cultura africana no Brasil absorveu a cultura indígena. Isso pode ser observado com frequência.

.XANGO

Orixá da Justiça, Xangô na Umbanda é São Jerônimo. Diz a lenda no Candomblé que Xangô teve três esposas : Iansã, Oxum e Obá. Xangô tem como lugar as pedreiras. Sua imagem é representanda por um ancião sentado sobre as pedras, segurando a tábua dos 10 Mandamentos e com um leão ao lado. Xangô tem sua falange também, o mais conhecido é Xangô Kaô. Cor : Marrom

 

Leia este tema completo a partir de 22/8/2011

 



21/08/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres