Raizonline - Jornal - Radio - Portal

SAUDE PUBLICA DO BRASIL - Por Helena Emília Bortoloti

 

SAUDE PUBLICA DO BRASIL - Por Helena Emília Bortoloti

 

A Campanha da Fraternidade deste ano vem tratando justamente de um assunto importante, polêmico e interessante, não só para a Igreja, mas também para as autoridades políticas e a sociedade em geral.

 

O objetivo desta CF é promover uma ampla discussão sobre o assunto e a realidade da saúde no Brasil, para contribuir para a qualificação, fortalecimento e consolidação do SUS, tendo em vista melhorias e qualidades dos serviços, do acesso e da vida da população.

 

SUS – Sistema Unico de Saúde – é um dos maiores e melhores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde um simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, nacional e gratuito a toda população e todas as classes sociais.

 

O SUS foi criado em 1988, pela Constituição Federal Brasileira, para ser o Sistema de Saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. Além de oferecer consultas, exames e internações, o sistema também oferece Campanhas de Vacinações, ações preventivas e vigilância sanitária, como fiscalização das procedências e higiene dos alimentos, dos registros de medicamentos, atingindo assim, a vida de cada um dos brasileiros. Se não o fez, deveria fazer.

 

O SUS tem a finalidade de alterar a situação de desigualdade na assistência a saúde da população, tornando obrigatório um bom atendimento público a qualquer cidadão, sendo proibida a cobrança de dinheiro e preferência de classe social, uma vez que a saúde é direito de todos, conforme garante a Constituição Federal.

 

Mas como vivemos num sistema capitalista, onde tudo que é bom envolve poder e dinheiro, o SUS tornou-se um sistema para pobre e assistencialista, tornando assim descaso pelo Governo Federal, Estadual e Municipal, onde os investimentos (poucos) são injetados e mal gerenciados, pois não se tem um projeto de saúde eficaz, bem elaborado, aonde venha satisfazer a população e a mesma desconhece seus direitos, e por falta de conhecimentos deste sistema, vê o SUS apenas como assistência médica (consulta).

 

 

Leia este tema completo a partir de 19/3/2012

 



18/03/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres