Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Televisão: O velho, a casa e a magnólia - Conto / Crónica de Ilona Bastos

 

Televisão: O velho, a casa e a magnólia - Conto / Crónica de Ilona Bastos

 

Atipicamente, sento-me, na sala aquecida, só, ouvindo, da televisão, a música «Corcovado» de Tom Jobim, transmitida no canal Mezzo.

 O cão aninha-se ao meu colo, dificultando-me a escrita, mas dando-me pretexto para súbitos abraços, quando me observa atentamente, ou cheira criteriosamente a minha roupa, ou, ainda, dá uma lambidela doce nos meus dedos.

 

Agora, na televisão, uma «Salsa» festiva prende, por momentos, o meu olhar.
 Sei que não era isto que desejava escrever, quando me levantei do sofá e fui, até ao quarto, buscar o caderno…

 

A casa do homem deita para uma paisagem desolada. Tal como a vejo, parece-me uma espécie de ferro velho, pejada de destroços a preto e branco, como se ali, em frente da casa do homem, não houvesse mais cores além destas.

 

Mas quando o homem surge à janela, o seu olhar concentra-se na pequena árvore diante de si – mancha irrisória na paisagem destroçada – e diz: Olhe esta árvore. Observe-a bem. Uma magnólia, que na Primavera se enche de flores brancas, centenas delas. Já se conseguem ver os botões, repare…

 

E nós reparamos nos botões, nos ramos finíssimos, na árvore… e o resto da paisagem deixa de existir!

 Fazendo zapping, acabei de invadir este programa, e penso que o documentário já vai a meio.
 Quem é o homem que vive diante da árvore? Oriental (talvez chinês), velho, culto, e vai morar em Xangai quando a sua casa for demolida.
 Nada mais sei!

 

O homem diz que não dorme há dois dias, pois não tem o que pensar. Os advogados chegaram a um acordo e ele receberá uma indemnização. A casa será, finalmente, deitada abaixo, como aconteceu com as outras da vizinhança.

Cala-se por momentos, dando-me tempo para escrever.

A casa vai ser demolida e ele pensa no que será a sua nova vida. Diz que os chineses distinguem mal os conceitos de «antes» e «depois».

 

Leia este tema completo a partir de 17/9/2012

 

 

 

 

 



16/09/2012
1 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres