Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Textos de Arlete Deretti Fernandes - O Rito. - Vamos Subir a Serra? 

 

Textos de Arlete Deretti Fernandes - O Rito. - Vamos Subir a Serra?

 
 

O Rito.

Desde os tempos mais antigos os «vencedores» colocavam o inimigo estraçalhado em praça pública para todos verem, o objetivo seria intimidá-los!
Muitos sábios foram queimados em fogueiras, e isto foi feito, será bom lembrá-los.

 

Há dias passados todos vimos mais um destes ritos. De um protagonista que já foi morto muito antes, alguns jornais chegaram a divulgar o fato, no final de 2001. Mas, nossa memória algumas vezes não funciona direito.

 

Com Tiradentes, segundo a História contada, ocorreu este rito. Também com Che Guevara e vários outros. E hoje, os meios de comunicação levam as informações a todos os cantos do planeta, com rapidez. A crueldade torna-se mais «alastrante».

 

Para mim, este é o verdadeiro terrorismo passado a limpo. Ou será que é agradável ver na tela da TV um suposto terrorista metralhado! Se para as Leis do Islam um morto só pode ser enterrado após dois dias da morte, porque tanta pressa em sumir com o cadáver num rio?

 

Vamos Subir a Serra? 

Chuvas de outono prenunciam a chegada do inverno. A estação fria trará em si certos encantos.

 

Será preciso tirar das prateleiras as roupas mais pesadas, porquê sempre têm alguns dias de baixas temperaturas.

 

Indo em direção ao sul, próximos à cidade de Tubarão vemos a Serra Geral e, nela, a exuberante Serra do Rio do Rastro. São quilômetros de estradas em concreto, escavadas em rocha natural, contornando um profundo «cânion» de 1.460 metros em relação ao nível do mar. E considerada uma das estradas mais bonitas e desafiadoras do Brasil, seu percurso propicia a visão de imagens inesquecíveis.

 

Descer do carro neste percurso é obrigatório, porque há muito o que se contemplar, como os imensos paredões de pedra cobertos de musgos e folhagens. Grotões enormes se estendem à nossa vista. Cascatas caem como longos véus de noiva muito brancos.

 

Dos mirantes, nos dias claros vê-se ao longe a praia, há uns cem quilômetros, para onde apreciadores deste esporte descem de asa delta. Nos dias fechados chegamos pertinho das nuvens algodoadas que se juntam à verdejante mata de variados tons.

 

Leia este tema completo a partir de 06/06/2011

 

 

 



04/06/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres