Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Um comboio para Lisboa no Cinema - Texto Recolhido em Livres Pensantes

 

Um comboio para Lisboa no Cinema - Texto Recolhido em Livres Pensantes
 

Jeremy Irons voltou a Lisboa. Ao fazê-lo, na pele de um professor de literaturas clássicas suíço, Raimund Gregorius, faz uma viagem à procura de si mesmo a pretexto de seguir um livro que encontrou, ou que o encontrou a ele, escrito por um português que passou também ele uma curta vida à procura do sentido da vida e da morte. Sem Deus nem eternidade. «O Comboio Nocturno para Lisboa», do realizador dinamarquês Billie August, estreou esta quinta-feira em Portugal.
 
A história - uma produção germano suíça, com participação minoritária portuguesa - fala da resistência à ditadura, fala de amores, amizades e traições, mas esta é sobretudo uma história de reflexões e pensamentos sobre o sentido da existência.
 
O filme do realizador de «A Casa dos Espíritos» e de «Mandela, Meu Prisioneiro, Meu Amigo» - que volta a Lisboa com Jeremy Irons 20 anos depois de terem rodado «A Casa dos Espíritos» - baseia-se no romance homólogo (Nachtzug nach Lissabon) de Pascal Mercier, e desenrola-se na década de 1970, com «visitas» ao passado da época de Salazar.

Começa numa manhã chuvosa, quando uma mulher se prepara para saltar de uma ponte de Berna, mas que é salva por Gregorius. A mulher volta a desaparecer, mas deixa para trás o seu casaco vermelho, onde o professor encontra um pequeno livro da autoria do português Amadeu de Almeida Prado, «Um Ourives das Palavras».
 
Lá dentro estão dois bilhetes de comboio para Lisboa e, enquanto procura a misteriosa mulher movido como se por uma força inconsciente, Gregorius vê-se a caminho e chega à cidade branca, luminosa, com o casario a escorregar pelas colinas e os eléctricos amarelos a percorrer as ruas estreitas e íngremes.

 

 

Leia este tema completo a partir de 25 de Março carregando aqui.

 

 

 



24/03/2013
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres