Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Um conto de João Brito Sousa - REGRESSO DE ZEZA - Homenagem à Zeza, a mulher mais corajosa do Patacão - (retirado do romance «O SORRISO» que estou a escrever)

 

Um conto de João Brito Sousa  - REGRESSO DE ZEZA - Homenagem à Zeza, a mulher mais corajosa do Patacão - (retirado do romance «O SORRISO» que estou a escrever) 

 

Sou a filha da Dorinhas e o meu nome é Maria José Martins Costa. Nasci aqui nesta terra, que é a terra onde estamos reunidos, às seis horas e trinta minutos da manhã de um dia de Agosto. Hoje é o dia do meu aniversário.

 

Tenho já sessenta anos, fi-los de manhã. Vim de propósito comemorar esta data aqui convosco, porque a terra tinha saudades de mim. Foi o que me disseram, pelo menos. Alguém que está aqui na sala, com quem trocava regularmente comunicação, por carta, escreveu-me dizendo: Zeza, vem, vou preparar uma festa à tua chegada.

 

Esse alguém é o José Costa, o meu irmão mais novo. Gostava que de pé todos lhe dirigíssemos uma salva de palmas. E o salão vibrou ao bater palmas para o Zé Costa, que não se conteve e saltou para o palco e abraçou a irmã. As palmas continuavam enquanto Zé Costa e a irmã se abraçavam.

 

Cinco minutos durou a batida de palmas acompanhada de vibrantes chamamentos Zeza, Zeza, Zeza.. Zé Costa agradeceu aos conterrâneos os aplausos e pediu licença à irmã para se dirigir à plateia. E disse:

 - Há quarenta e oito anos, que é a idade que eu tenho, que não sabia nada da minha irmã. Porque eu nasci no ano em que a Zeza emigrou. Conheci-a há oito dias.. Não nos conhecíamos, portanto podem perceber a enorme alegria que estou a sentir.

 

As palmas ecoaram na sala e Zé Costa retirou-se do palco, deixando o espaço disponível para a irmã. Que disse:

 - Agradeço a todos o carinho demonstrado, muito e muito obrigado. Saí da terra aos doze anos e voltei aos sessenta. Tenho muito para vos contar. A minha vida dá um belo romance e vou escrevê-lo e terá o meu nome, Zeza, que é como me chamavam, não sei porquê, nem donde veio.

 

Leia este tema completo a partir de 21/5/2012

 

 



18/05/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres