Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Uma crónica de Cynthia Kremer - A Lei de Jante

 

Uma crónica de Cynthia Kremer - A Lei de Jante

 

 

Assistindo ao noticiário de hoje, que falava sobre a quantidade enorme de brasileiros que são impedidos de entrar na Europa, (mais precisamente na Espanha e Inglaterra) sem maiores explicações, além da óbvia sensação de indignação pela injustiça de uma obstrução do direito de ir e vir de qualquer cidadão, o que me tomou foi a sensação de impotência, que é exatamente o que deve sentir quem se depara com uma situação dessa natureza. Lembrei-me da Lei de Jante.

 

A Lei de Jante foi criada pelo autor norueguês/dinamarquês Aksel Sandemose em seu romance «Um refugiado atravessa sua faixa» em 1933. No livro ele descreve a cidade de Jante, provinciana como toda pequena cidade, onde uns controlam a vida dos outros e ninguém consegue permanecer no anonimato. Claro, a «Lei de Jante» sempre existiu, pois ela emana do poder do Homem, embora Aksel Sandemose tenha lhe atribuído um nome e regras bem precisas.

 

As 10 regras da Lei de Jante são variações de um mesmo tema: Não pense que você é especial ou que você é melhor do que nós.

 

A Lei de Jante não é escrita, mas transmitida oralmente. Por razões muito convenientes, pois é no preconceito velado que ela cresce e se propaga. E os que transgridem essa «lei» passam a ser tratados de forma suspeita e mesmo de forma hostil, uma vez que a «quebra do código» vai diretamente ao encontro do desejo comunitário, que visa a preservação da estabilidade social e de sua uniformidade.

 

A Lei de Jante poderia facilmente ter outros nomes, como: A hipocrisia dos que temem, O poder pelo controle velado, O segregacionismo, entre outros.

 

E não pense que ela é um «conto» ou que acontece apenas na remota cidade nórdica de Jante. Ela está em toda parte, não tem fronteiras geográficas ou éticas. Ela se mescla entre o poder do Estado e a inata condição do ser humano em exercer seu poder ante o mais fraco.

 

Leia este tema completo a partir de 4/6/2012

 



01/06/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres