Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Uma Portuguesa em Inglaterra - As minhas idas ao supermercado - Crónica de Virgínia Teixeira

 

Uma Portuguesa em Inglaterra - As minhas idas ao supermercado - Crónica de Virgínia Teixeira
 

Uma das minhas actividades favoritas aqui em Inglaterra é ir ao supermercado. Não se preocupem que não vou discorrer sobre preços nem produtos, e muito menos fazer publicidade às cadeias de supermercados. Até porque o que eu gosto mesmo é de ir ao supermercado, nem interessa qual é, porque todos eles têm aquilo que realmente preciso.

 

Sim, sei que pode parecer estranho, mas sinceramente, adoro ir ao supermercado. E porquê, perguntam vocês? Porque, por motivos que eu completamente desconheço – duvido que sejam os ordenados, que segundo sei não são lá essas coisas -, 90% dos empregados de supermercado são simpáticos e tratam os clientes por «Love» (Amor) e «Dear» (Querida) sem qualquer contenção.
 
Foi uma das boas surpresas de viver aqui, saber que o mito de que os ingleses são frios é apenas isso, um mito.

 

Há muitos meses fui ao supermercado, deprimida por falta de Sol e calor, e a empregada perguntou, como todos fazem rotineiramente: «Are you alright?» (Está tudo bem?) e eu respondi com um tom sumido que sim – a resposta educada que se dá a todos os desconhecidos que na verdade não querem saber se estamos bem ou não – mas ela insistiu: «Are you sure?» (Tem a certeza?) e procedeu a fazer conversa comigo sobre o tempo e esse Sol que poucas vezes desponta como deve ser aqui.

 

Em dois anos, posso dizer que nunca fui atendida, em nenhum dos supermercados dos que fui, de forma desagradável, acreditem ou não. Talvez pareça parvoíce, certamente para muitos é, mas eu cresci numa família de comerciantes e acho que desde cedo absorvi a importância de um bom serviço, e até hoje é o que mais valorizo quando ando às compras, seja para as pequenas coisas do quotidiano, seja para as grandes – e caras.
 
E por falar em mitos, sabem o mito de que os franceses são mal-educados e arrogantes? Não estou tão certa que seja um mito (note-se que estou a falar apenas da minha experiência e não tenho qualquer pretensão de fazer generalizações)…

 

 

Leia este tema completo a partir de 30/7/2012

 

 



28/07/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres